terça-feira, 3 de maio de 2011

No salão de beleza

Ana trabalhava como manicure há 7 anos. Essa profissão veio por herança e ela não pensou muito a respeito. Não ganhava muito, mas pelo que ouvia, ganhava mais que muitas pessoas formadas por aí e ela tinha terminado apenas o Ensino Fundamental.

Ana atendia muitas senhorinhas, como as chamava, mulheres que já haviam passado dos 70 há tempos. Cúticula fina, diabetes, cores vermelhas e cintilantes (Amor perolado ou Maça do Amor) ou clarinho (Zazá e Baila Comigo), e não adiantava ela explicar que o alguns já tinham saído de linha porque elas não acreditavam, então ela passava alguma coisa parecida e pronto. O que as senhorinhas queriam na verdade era conversar e, de quebra, fazer as unhas.

Dona Lia era uma senhora bonita em seus 76 anos de idade. Passava a cor acaju nos cabelos, e o esforço em dizer que era muito vermelho para ela era inútil. Ela era viúva – coisa que não cansava de agradecer – e tinha 3 filhos, dois homens e uma mulher, e alguns netos. Um neto, segundo ela, era um gênio e estava na faculdade de medicina agora, a despeito de ter sofrido bullyng na escola.

Marcar hora era sempre uma dificuldade, Ana tinha que berrar todas as vezes o horário que tinha marcado para Dona Lia, mas como ela era uma senhorinha doce, Ana não se irritava com a surdez. Chegava o horário Dona Lia entrava no salão cheirando a talco e se sentava na mesinha e disparava a falar:

- Sabe minha filha, quase deixei queimar o arroz agora, meu filho que me alertou que estava cheirando a queimado. Essas panelas novas não prestam, são muito fininhas, queimam tudo. E sabe? Eu não sinto muito cheiro. Meu nariz não é bom. É a idade, sabe? Apesar que eu nunca fui muito boa com cheiros e tudo. Agora, ouvir eu ouço bem, mas cheiro – muito difícil.

- A senhora ouve muito bem?

 - Que você falou, minha filha?

- A SENHORA OUVE BEM?

- Vou passar o de sempre, o roxinho. Então, como eu estava dizendo. Ouvir eu sempre ouvi muito bem, agora o nariz, não presta.

9 comentários:

Lucão disse...

haiuhaiuhaiuahiuahiauh
as senhorinhas... dão cada história.
Ótimo, doce!
:)

cont...

Alline disse...

As senhorinhas são histórias ambulantes. =)

Adorei, Dai!

Beijuuuuu

End Fernandes disse...

kkk

fantástico =]

muito bom!

Bjuuus

End Fernandes

Elaine Gaissler disse...

rsrsrsrs... Essa foi muito boa!

Unknown disse...

Ai, que delícia... adoro vovós!!
:)

Unknown disse...

Muito bom. Eu estou indo pelo mesmo caminho, cada vez mais com menos audição.

Abraços Imundos.

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, pelo jeito, a resposta é nem um pouco bem...

Fique com Deus, menina Maya.
Um abraço.

O Neto do Herculano disse...

Abrindo sempre o baú,
tirando o pó
dos alfarrábios.

Camila disse...

Ha gostei demais (kk)